Thursday, March 06, 2008


BRIEFING


PRODUTO


  • Nome: Sucrilhos Kellogg’s;

  • Categoria: Alimentícia;Embalagens: 300g e 25g; (caixa de papel)

  • Variantes do produto: Além do sabor tradicional tem as versões Banana e Chocolate;

  • Preços do "consumidor": caixa com 300g R$4,98 e caixa com 25g R$0,85

  • Qual a imagem da marca? A imagem da marca é clara, bem posicionada entre os consumidores diretos e indiretos.

  • Quais as principais características diferenciadoras em relação à concorrência? O mascote “Tony” é o mais popular entre todos os produtos infantis do mesmo seguimento.

  • Quais os principais pontos positivos do produto? É um produto saudável. Livre de colesterol.

  • Quais os principais pontos negativos do produto? A marca é multinacional, o que cria um certo preconceito entre os consumidores nacionais.

MERCADO



  • Qual o tamanho do mercado? Mundial/Nacional

  • Quais os principais mercados? Os principais mercados a serem analisados são o de região nacional.

  • Qual a participação de mercado que a empresa pretende ter com estes produtos? Ela pretende ultrapassar a marca de 50% do mercado Brasileiro.

  • Qual seria a evolução deste mercado? A Kellogg chegou no Brasil em 1961 e desde lá conquistou a liderança no mercado de cereais no Brasil.


CONSUMIDOR



  • Público alvo primário: Mulheres 32 à 44 anos, que possuem filhos e família;

  • Público alvo secundário: crianças de 6 à 12 anos;

  • Perfil do público alvo: São pessoas de Classes A,B e C e Quem decide a compra do produto são pessoas adultas que no geral estão comprando para seus filhos e o produto é decidido na hora da compra.

PREÇOS



  • Qual a relação do preço do produto com o preço da concorrência? O preço do produto esta dentro da média da concorrência, variando entre 2 à 5 centavos.

  • Existem restrições legais para se estabelecer o preço? Não.

  • Quais serão os critérios adotados para se estabelecer o preço? Dependendo das vitaminas e minerais agregados ao produto o preço varia, podendo chegar até 90% do preço.

  • Qual a relação da empresa / público alvo quanto ao preço deste produto (custo / beneficio): a empresa se preocupa com a exclusivamente com o bem estar e com a saude do cliente, proporcionando os produtos com a mais alta qualidade, portanto o custo beneficio é satisfatório para o cliente assim como para empresa.

RAZÕES DE COMPRA DO PRODUTO



  • Qual a razao de compra mais freqüente? A razão de compra é no geral pela conceito agregado a marca. A kelloggs tem um histórico de fidelidade aos seus consumidores e é a marca “top of mind” no seu público indireto.

  • Porque o público alvo prioritário compraria? Porque além de ser um produto bem posicionado na mente dos seus consumidores ele é o preferido entre as crianças.

  • Por que o usuário final concordaria com a compra? Porque ele é uma marca confiável pelos seus consumidores.

  • Quais os benefícios que ambos esperam desse produto? Por parte dos consumidores diretos é esperado satisfação nutricional. E por parte do publico indireto é esperado a proposta mercadológica que vem agregado ao produto, o mascote da marca incentiva o esporte e com isso se aproxima das crianças.

CONCORRÊNCIA



  • Principal concorrente direto: Snow Flakes da Nestlé;
    O preço varia entre 2 à 3 centavos.
    Os pontos positivos do produto é que por se tratar de um produto Nestlé ganha grande credibilidade no mercado Nacional, mas perde na fidelização da marca com o público indireto ou seja as crianças. O tigre “Tony” é mais popular que o “Urso polar” da Nestlé.

  • Principal concorrente indireto: Choco Krisps da Kellogg;
    O preço varia de 2 à 3 centavos.
    Os pontos positivos é que se trata de um produto que chamará mais a atenção da meninas e é da mesma marca, mas pode ser negativo também por se tratar da mesma marca e mesmo assim concorrer.